segunda-feira, 27 de julho de 2009

Justiça ou "espetáculos de justiça"?

Mateus 6:1

Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte, não tereis galardão junto do vosso Pai Celeste.

Jesus estava ensinando os seus discípulos de cima do monte. E numa de suas palavras está a descrita acima.

O texto em questão é na maioria das vezes mal interpretado e gera uma espécie de conformismo/indiferença entre os cristãos quando o assunto é justiça.

Mas Jesus não pede para que sejamos submissos, indiferentes e mto menos coniventes com a injustiça. No contexto das palavras declaradas, Jesus simplesmente abomina a prática de usufruir da justiça como algo que irá elevar seu estátus de pseudo-santidade perante as pessoas da sociedade/comunidade/igreja.

Quando uma pessoa que há anos está sendo sugada e parasitada, ou um pequenino que está sendo enganado e roubado, ou alguém que está sendo vítima da perversão do Evangelho, entre outras pessoas, conseguem se ver livres da opressão e do engano, podemos dizer que houve justiça. Isso não tem nada a ver com o fato de as pessoas te olharem messianicamente como um fazedor de justiças em nome de Deus.

Jesus só nos acautela de que tomar a justiça em nossas mãos para fazê-la como um simples objeto de poder, ou auto-elevação perante as pessoas não o agrada.

Nele, que também nos diz: "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão fartos".

Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário