segunda-feira, 27 de julho de 2009

O que é a Graça

O Evangelho significa boa nova, ou boa notícia. A boa notícia do pleno conhecimento da Graça de Deus a nosso favor. Mas o que é a Graça?

Graça sigifica favor, ou favor imerecido. É uma decisão absolutamente divina, de salvar a humanidade apenas pelo seu amor, e pela escolha de Deus de ser bondoso e amoroso, suportando nossos pecados com longanimidade e misericórdia.

A Graça e o Evangelho têm um único tema central: A morte e ressurreição de Cristo.

Jesus é chamado de Cordeiro, pois nas leis de Deus no antigo testamento, quando os homens pecavam por ignorância, tinham que colocar a mão sobre um novilho, confessar o pecado e sacrificá-lo como forma de purificar do pecado cometido. Porém, aqueles rituais eram ineficazes, pois não tiravam definitivamente os pecados da humanidade.

Jesus veio justamente para fazer o papel do cordeiro. O Cordeiro Santo veio ao mundo, para que Ele levasse sobre si todos os nossos pecados, iniqüidades, injustiças e as torpezas do nosso ser, e isso eficazmente, sem a necessidade de sacrifícios de animais, pois o sacrifício de Cristo é perfeito, e dura para sempre .

Dessa maneira, Deus estava em Cristo se reconciliando com o mundo, de modo que já não há mais medo, não há mais rituais religiosos e nem sacrifícios de animais. Tudo está perdoado e absolvido pela Graça que decorre do amor incondicional de Deus pelo Adãozinho que se perdeu, no qual somos nós, renovados por uma nova vida, a vida que Jesus nos derrama quando tomamos conhecimento da Graça.

Basta crer e descansar. Crer é tudo o que se deve fazer. Crer que, em Cristo, você está perdoado, acolhido, abraçado, reconciliado. Você é amado(a) por Deus. Cristo morreu a seu favor. Para te dar liberdade, te livrar do medo do diabo, da dor, da vida, da morte.

E Jesus não tem nenhuma exigência? Sim. Sermos graciosos com as pessoas, sabendo que recebemos Graça de Deus todos os dias. E ensinou-os o mandamento do servir com alegria, que só decorre do amor e fé.

E o fruto de tudo isso é paz e vida. É paz, pois nada é capaz de nos separar do amor de Deus, que está em Jesus, nos dando plena certeza do amor de Deus por nós. E vida, porque quando o amor de Cristo se faz árbitro em nossos corações, todo o nosso modo de viver muda, e conseguimos servir a Deus e ao próximo com felicidade, liberdade e gratidão, e não por medo e opressão.

A Graça é a certeza do amor e da salvação de Deus por nós, através da fé em Jesus, que morreu para perdoar os nossos pecados, pois não decorre de nós, é um dom de Deus.

Nele, que nos dá gratuitamente a salvação

Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário